Campanha alerta para prevenção e combate ao câncer de boca

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h26, última modificação 26/03/2018 21h26

Fonte: Secom

 

O diagnóstico precoce do câncer de boca pode fazer toda a diferença na hora do tratamento da doença, aumentando as chances de cura. Para conscientizar a população sobre a importância do exame clínico, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a 12ª Semana de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca.

 

Até neste sábado, 9, qualquer pessoa que queira fazer o exame clínico para detecção de lesões pré-malignas e/ou malignas do câncer de boca pode procurar o PSF mais próximo ou a Clínica Odontológica Central.

 

Até quinta-feira, 7, os procedimentos serão realizados das 7h às 16h. Na sexta-feira, será das 7h às 12h. Já no sábado, das 8h às 17h, os exames serão feitos nas pessoas que se dirigirem às unidades básicas de saúde para a receberem a vacina contra gripe Influenza. Têm direito à vacinação adultos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.  

 

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Glayson da Silva Barbosa, explica que não há uma campanha nacional de combate ao câncer de boca. Esta é uma ação que o município adota por conta própria há 12 anos. Todo ano, verificamos de dois a quatro casos de câncer de boca durante a campanha, afirma.

 

Este ano, a Semana de Prevenção contou com a parceria do Conselho Regional de Odontologia (CRO) de Minas Gerais. A cirurgiã dentista do CRO, Ana Paula Silva, destaca que o câncer de boca, se descoberto ainda em sua fase inicial e tratado, pode ser curado. A grande dificuldade é que a maioria das pessoas que vão fazer o diagnóstico descobrem a doença em uma fase avançada. Queremos alertar a população e explicar como realizar o autoexame, ressalta.

 

Segundo Ana Paula, para fazer o autoexame, a pessoa deve lavar as mãos e observar a pele da bochecha, os lábios, a língua, o céu da boca e a entrada da garganta. Se tiver alguma mancha branca ou vermelha ou algum caroço ou ferida que está na boca há duas semanas ou mais e não está cicatrizando, é sinal de alerta. Neste caso, a pessoa deve procurar o dentista, que vai fazer a avaliação e o diagnóstico, explica.

 

Kits de higienização

 

Na quinta-feira, 30 de abril, funcionários de Saúde Bucal do município e a equipe do CRO fizeram a divulgação da Semana de Prevenção, com panfletagem e entrega de kits de higienização - doados pelo CRO - contendo escova de dente, creme dental e fio dental. Foi realizado, ainda, um treinamento sobre diagnóstico precoce e lesões sugestivas de câncer de boca para cirurgiões dentistas da rede pública e privada. Auxiliares de Saúde Bucal e técnicas em Saúde Bucal também receberam um treinamento sobre biossegurança.

 

O câncer de boca é o 5º mais prevalente entre homens e o 7º entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele tem mais incidência em homens acima de 40 anos e que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas e tabagistas crônicos, além de pessoas que ficam frequentemente expostas à radiação solar sem proteção.