Câmara sedia posse de Policiais Militares

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h55, última modificação 26/03/2018 16h55

Representantes da Câmara Municipal participaram da Posse dos novos Policiais Militares no dia 23 de maio, no Plenário da Casa do Legislativo. Também estiveram presentes na solenidade o Secretário de Gestão Urbana José Vicente Santana, que representou o Prefeito Anderson Cabido, o presidente da Associação Comercial de Congonhas Édson de Souza, o Presidente do Conselho de Segurança Público (Consep) Gualter Parreto, o representante do Executivo José Pedro Miranda, o membro do PROCON de Congonhas Marco Aurélio, o Segundo Tenente PM Eduardo de Souza Ribeiro, que representou o Capitão Robson Marques de Oliveira que é o Comandante da 122ª Companhia de Polícia, o Segundo tenente PM Claúdio Correia Comandante da PM de Congonhas, a Diretora de Direitos Humanos Graciane Moreira que representou o Secretário de Assistência Social Germano Siqueira e o membro do Sindicato dos Servidores Público Derenício das Dores de Souza.

Os novos soldados apresentados a comunidade foram aprovados no curso Técnico em Segurança Pública que teve duração de 10 meses e foi dividido em diversas áreas do conhecimento. O corpo docente foi composto de diversos professores, entre eles, policiais militares e civis.

Durante o curso a Academia de Polícia Militar e o Centro de Ensino Técnico foram responsáveis pelo gerenciamento técnico e o 9° Batalhão de Polícia Militar foi responsável pela execução e formação dos soldados. As posturas adotadas foram voltadas para a filosofia dos direitos humanos e da polícia comunitária. A educação profissional de segurança pública foi inspirada nos princípios constitucionais de solidariedade humana que tem por finalidade o desenvolvimento do policial militar e seu preparo para o exercício da profissão.

Após a execução do Hino Nacional, os novos soldados ocuparam lugar de destaque e fizeram a renovação do compromisso com a Polícia Militar e a sociedade. Na oportunidade, o Segundo Tenente PM Eduardo de Souza Ribeiro agradeceu a presença de todos e ressaltou que o  objetivo da solenidade de posse é que a sociedade tenha o conhecimento e saiba da transparência da Polícia Militar, que sempre busca uma melhoria do trabalho para proporcionar uma maior segurança.

O Segundo Tenente ainda lembrou que o número de policiais ainda não é suficiente, pois a população cresce gradativamente. E afirmou que o comando está preocupado com essa mudança na cidade e para isso, faz levantamentos, estudos e aloca profissionais para suprir a demanda. Segundo ele, a intenção da PM é trabalhar para proporcionar a paz para a comunidade.

O Presidente da Câmara Edilon Ferreira Leite disse que a proposta da Casa do Legislativo para contribuir com a segurança pública é realizar uma reunião pública para que se possa discutir questões para se ter uma vida mais segura. O presidente ressaltou que é notório que a Polícia tem combatido a criminalidade e as drogas com ações que têm obtido sucesso. A intenção do Legislativo é unir forças para fazer que cada vez mais a cidade se torne segura.

Atualmente Congonhas possui 60 soldados para atender toda a comunidade. São cerca de 800 habitantes para um policial.