Câmara sedia exposição "Revelando Congonhas"

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h37, última modificação 03/02/2020 13h34

A Câmara sedia a exposição fotográfica do projeto Garoto Cidadão.  Após uma seletiva, foram convocadas 40 crianças e adolescentes, entre 9 a 17 anos, para participarem do trabalho inédito “Revelando Congonhas”.

O principal objetivo é despertar nos garotos um olhar diferente sobre os diversos pontos da cidade, que variam desde os ambientes turísticos até aos bairros em que moram, estabelecendo assim uma nova relação com a cidade por meio de uma visão diferente do que já é conhecido. Para obterem as imagens os alunos utilizaram câmeras descartáveis ou Reflex e  a câmera Pinhole, uma técnica que utliza de caixas de fósforos similares ao processo de câmera escura. Para monitorar os alunos foram convidados os fotógrafos André Bueno e Rodrigo Branco.

O Projeto Garoto Cidadão, criado em 2006, atende 200 crianças e adolescentes . Os encontros acontecem três vezes por semana no horário em que os meninos não estão na escola. São realizadas diversas atividades como: oficinas, atividades recreativas, desenvolvimento de  habilidades e competências, inclusão digital, aulas de dança, teatro e instrumentos musicais. Além de englobar o fornecimento de complemento alimentar, transporte e uniformes para todos os seus participantes, bem como o acompanhamento das famílias por meio de reuniões periódicas.

O trabalho

A coordenadora do Projeto Garoto Cidadão de Congonhas Magda Cristina Puygcerver  fala sobre a importância do trabalho. “ É muito significativo despertar nas crianças e nos adolescentes o interesse pela cultura. Para além do projeto revelando Congonhas, foi possível trabalhar valores essenciais para a formação humana, como por exemplo: o respeito, a solidariedade e o resgate da auto-estima  ”.

Para uma das alunas que participou do projeto, Isabela Silvestre, as descobertas foram gratificantes. “ Fiquei contente em saber que além de poder fotografar eu poderia também contribuir com o meio ambiente”. Ela conta ainda que quer transmitir à todos o que aprendeu no período do trabalho fotográfico.

Outra aluna que também esteve no “Revelando Congonhas”, Solange Aparecida, diz que a exposição foi uma ótima forma de reconhecimento. “Me sinto até mais motivada em fazer outros trabalhos e ter a certeza que eles terão prestígio para outras pessoas”.

Conhecendo o projeto

O Projeto Garoto Cidadão " Comunidade" por meio de uma parceria com o  Departamento de Produção Cultural e Telecentro,atende cerca de 38 crianças e adolescentes no bairro Pires, com aulas semanais de inclusão digital.

Fonte: Assessoria de Comunicação / CMC