Câmara realiza 5ª reunião ordinária

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h36, última modificação 26/03/2018 16h36

Pela quinta vez neste ano os vereadores se reuniram para mais uma Reunião Ordinária. Dessa vez, foram discutidos os seguintes projetos de Lei: o primeiro 146/2010 desafeta área de sua característica institucional, transfere-a para o Município, autoriza a doação ao “Instituto Beneficente Vida Nova”, para a construção do Espaço Comunitário Vida Nova. A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final concluiu pela inconstitucionalidade da matéria e o Plenário acatou a decisão da Comissão, aprovando o relatório por ela apresentado. Desta forma, o projeto foi arquivado.

O segundo projeto 026/2011, aprovado por unanimidade, autoriza o poder executivo a repassar a subvenção social à “Associação dos Moradores e Amigos do Dom Silvério – AMADOMS”.  O terceiro projeto de número 024/2011, também aprovado por todos os vereadores, institui o “Dia Municipal de Gratidão do Povo de Congonhas aos Grupos Alcoólicos Anônimos”. A ideia de se ter esse dia no calendário da cidade foi dada pelo ex-prefeito Altary de Souza, que também esteve presente na reunião.

Esse último tem uma importância significativa para a cidade de Congonhas. Ao longo do tempo, o Grupo de Alcoólicos Anônimos presta um inestimável serviço à comunidade.  Ele é constituído de cidadãos que no anonimato, trabalham para a recuperação dos doentes do alcoolismo e apoio aos seus familiares, sem cobrar nada em troca.

O Grupo Alcoolicos Anônimos

O ex-prefeito Altary de Souza conta que há vários anos se envolve com os problemas que dizem respeito à sociedade. “Exerci diversas funções que me permitiram conhecer, de perto, os transtornos enfrentados pelas pessoas, por seus familiares e comunidade, decorrente do uso de drogas e o alcoolismo. Por isso, hoje estou satisfeito com o apoio do Legislativo e do Prefeito para sancionar essa lei que é uma forma de homenagear o grupo de Alcoólicos Anônimos”.

Altary ainda conta que a intenção em se institucionalizar esse dia é para que as pessoas conheçam e reconheçam o trabalho realizado pelos Alcoólicos Anônimos. O desejo do ex-prefeito é que esse dia seja comemorado mundialmente.

Maria Iris de Souza, esposa do ex-prefeito do Altary, ressalta que o trabalho feito pelos voluntários do Grupo  é digno de louvor. “Aprecio muito o trabalho deles, são pessoas que largam suas famílias e obrigações para ajudar ao próximo, isso é admirável”.

Atualmente Congonhas conta com o auxílio de seis grupos, sendo eles Grupo Peniel de AA, fundado em 29/05/1977, Grupo Socorro de AA fundado em 23/02/1984, Grupo Vila da Paz de AA fundado em 11/08/1987, Grupo Nascer de Novo de AA fundado em 05/11/1995, Grupo Alegria de Viver de AA fundado em 23/06/1996 e o Grupo Liberdade de AA fundado em 03/03/1997.

Fonte: Assessoria de Comunicação / CMC