Câmara Itinerante aproximou população e vereadores

por André Candreva publicado 26/03/2018 17h06, última modificação 26/03/2018 17h06

Na noite da quinta feira, 29, os vereadores e a comunidade se reuniram no Centro de Educação Tecnológica (CET) para a primeira Câmara Itinerante desse ano. O objetivo do encontro foi aproximar os edis da sociedade para conhecer melhor os problemas enfrentados por ela. Além de fazer com que a população também conheça o trabalho diário da Casa do Legislativo.

O presidente da Câmara Edilon Ferreira Leite abriu o evento e ressaltou a importância de participar das questões que envolve Congonhas. Logo após, o sargento Loschi ministrou a palestra sobre a prevenção ao uso de drogas. Na oportunidade, Loschi lembrou que é fundamental que os jovens se distanciem das substâncias químicas e que as mesmas só trazem malefícios para a saúde. Após a palestra, houve a distribuição de pipoca e algodão doce.

Posteriormente, os vereadores realizaram a Reunião Parlamentar. Além dos edis, compuseram à mesa a diretora do CET, Eliane Aquino Ribeiro, o vice- prefeito e secretário de saúde, José de Freitas (Zelinho) e a coordenadora do projeto “Congonhas Mais Bonita”, Wanessa Manso. O Secretário de Saúde tirou as dúvidas da comunidade sobre as ações da saúde e a coordenadora do “Congonhas Mais Bonita” explicou sobre as intervenções no centro da cidade. A comunidade também participou por meio de perguntas que foram respondidas pelos vereadores.

Pesquisa de Opinião Pública

Para entender melhor as necessidades e problemas da população, a Câmara realizou com os pais ou familiares dos alunos do programa Garoto Cidadão uma pesquisa de opinião que questionou sobre temas diversos de Congonhas como saúde, educação, cultura, esporte, lazer, limpeza urbana, pavimentação, saneamento básico, segurança pública, aumento da violência e transporte coletivo.  Foram entrevistadas moradores de diversos bairros como Pires, Alvorada, Jardim Profeta, Vila Rica, Plataforma, Cristo Rei, Dom Silvério, Campinho, Basílica, Rosa Eulália, Nova Cidade e Lucas Monteiro.

O resultado da pesquisa apontou para problemas na saúde no que se refere á falta de profissionais e de pontualidade nos postos de atendimento, na educação a comunidade concluiu que houve melhoras devido a criação de diversos projetos. No que se refere a cultura, esporte e lazer, a comunidade do Pires elogiou o novo campo de futebol.
A poeira, falta de capina e lixeira nos bairros foram as principais reclamações sobre a limpeza urbana. Já os problemas citados pela pavimentação foram os buracos e asfaltos de má qualidade. No que se refere a saneamento básico ( água, luz e esgoto), os  cidadãos alertaram sobre problemas coma a má qualidade da água, esgoto a céu aberto e altas tarifas.
A segurança pública é outro problema que preocupa os moradores dos bairros que reivindicaram mais policiamento e investigações, além de um lugar para reabilitação de dependentes químicos. Com isso, acrescentam que  teve um aumento significativo da violência com furtos, tráfico de drogas e violação de domicílios. Outra questão apontada foi o transporte coletivo, muitos reivindicaram o aumento do número de ônibus e mais respeito dos profissionais para a comunidade que utiliza frequentemente o transporte.

Os cidadãos também apresentaram diversas sugestões como projetos para que os alunos passem mais tempo na escola, a reabertura do parque da cachoeira e do cinema, o aumento do número de policiais, um tratamento especifico e eficiente para dependentes químicos , mudanças nos horários dos transportes coletivos, bem como o aumento da quantidade de ônibus.