Câmara debate redes sociais, pontos de vista dos Poderes Executivo e Legislativo e anuncia novo líder de Governo

por André Candreva publicado 27/03/2018 09h24, última modificação 27/03/2018 09h24

Reuniu-se a Câmara Municipal de Congonhas para a 10ª Reunião Ordinária, da Sessão Legislativa, dia onze de abril de 2017, presidida pela Vereadora Conceição Aparecida Penido e secretariada pelo Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos. Foi devidamente justificada a ausência do presidente da CM de Congonhas – Vereador Adivar Geraldo Barbosa. Vereador Marcos Rezende Amaro foi indicado como Líder de Governo, do Poder Executivo na Câmara, assim estabelecendo elo direto entre o Legislativo e o Executivo. Outros assuntos foram discutidos como: canil, Hospital Bom Jesus, convocação de alguns secretários e desabafo de alguns vereadores sobre a postura equivocada de pessoas que falam em redes sociais.

 

Vereadora Cida ocupou a cadeira como presidente interina, da sessa legislativa deste dia. Parabenizou o Vereador Marcos como novo Líder de Governo, dizendo que sempre foi parceiro e que no mandato passado, os vereadores eram bastante unidos e concluiu: “não havia brigas nem desavenças, mas as vezes é necessário um pouco de pulso forte. Nossa Câmara esta baseada em um só objetivo – é a nossa cidade e de forma alguma queríamos prejudicar algum cidadão de Congonhas. Queremos unir, ajudar e que Congonhas seja vista como uma grande cidade, exemplo de união e boas obras, feitas pelo nosso prefeito. O que nos entristece é somente o desemprego...no Brasil inteiro e pessoas que carregaram nossa campanha nas costas e a gente não pode fazer nada por elas. Isto é muito triste”. Ao final disse que apoia a iniciativa de resolver questões sobre o Hospital Bom Jesus.

 

Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos comentou: “a questão dos animais de rua é bem complexa e tem que ser tratada com responsabilidade. Nas entrelinhas embora o nome da Câmara não tenha sido citada nas redes sociais, alguém do primeiro escalão do governo mencionou a dificuldade da APARC, atribuindo culpa aos vereadores. Isso é papel único e exclusivo do prefeito”. Fez um paralelo entre as necessidades de bichos de rua, com os mendigos de rua, pois no passado foi aprovado na CM de Congonhas, 70 reais de hotel para cada cachorro doente, quando existem pessoas dormindo ao relento e disse que tem que haver um consenso entre estas prioridades. Disse da infelicidade de alguns funcionários de alto escalão do Executivo que se julgam no direito de criticar as decisões do prefeito sobre cargos e nepotismo, quando o assunto deve ser discutido no interno do jurídico. Eduardo falou sobre as discussões dos acordos salariais.

 

Vereador Evandro de Almeida(Pastor Evandro) em seus discurso no pequeno expediente deixou um abraço ao presidente ausente, falou da importância de Congonhas como cidade história, do 20´ Sermão da Montanha, que ocorreria na Semana Santa e da ligado com os Evangélicos de sua igreja. Sobre o público presente nas reuniões e admitiu que os assuntos tem sido calorosos, porém: “queria alertá-los para o cuidado pra que a gente tenha um pouco mais de equilíbrio, nas questões de interesse de cada segmento... e que acaba criando desgastes desnecessários. Hoje temos uma importância nesta Casa de todas as decisões do município...e estamos aqui dando nossa contribuição procurando acertar...e agente tem algum legado e não estamos aqui por acaso.” Disse que o desgaste entre poderes e entidades acabam afetando o cenário político e pediu mais equilibrio.

 

Vereador Feliciano Duarte Monteiro fez coro aos Vers.Vagner e Igor em relação ao hospital, disse: “estou me sentindo meio acuado, constrangido, porque estamos devendo uma satisfação para a sociedade e como presidente da Comissão de Saúde recebi uma denúncia onde veio assinado por oito médicos, entre eles: Dr. Rogério, Dr. Adébio, Dr. Gilmar que prestam serviços ao Hospital Bom Jesus e repassei a denuncia a Comissão.” Ver. Feliciano disse não ter ficado satisfeito na reunião com os interventores responsáveis - Luis Fernando, Marco Aurélio e Dr. Rafael, pois segundo ele (Feliciano) o diálogo foi unilateral e a tentativa de reunir mais pessoas envolvidas foi frustrada e caso seja necessário abrirão uma CPI... Vereador Feliciano falou do posicionamento de alguns funcionários de alto escalão da Prefeitura; sobre documentação solicitada ao Hospital Bom Jesus; sobre a construção do matadouro municipal, sendo um desperdício de dinheiro público. Parabenizou o Líder do Governo, Ver. Marcos e disse que apesar de ter sido eleito como oposição ao governo, agora não mais é oposição e sim Congonhas, pois está aberto, para acolher a cidade.

 

Vereador Igor Jonas Souza Costa comentou sobre seu requerimento e foi enfático ao pedir informações sobre relação de gastos e despesas ocorridos no Hospital Bom Jesus durante a intervenção do hospital e empresa fornecedora. Convocou a presença do responsável pela secretaria de gestão urbana, pois segundo Ver. Igor os moradores do Maranhão aguardam respostas há anos na mudança do plano diretor, para regularização de documentos. Solicitou ao Executivo, contrato do asfaltamento da estrada de Santa Quitéria. Parabenizou o Vereador Marcos de sua mais nova liderança, por entender que ele faz um bom tramite entre os dois poderes, porém acredita que o mesmo terá dificuldades diante de pessoas do secretariado e cargos de comissão que criticam a Câmara, em rede social e que deve haver uma cobrança de melhor postura por parte dos funcionários do Executivo pelos vereadores e pela Câmara e disse: “acham que nós estamos em período eleitoral, que não vai atender o Ver. Igor ou Ver. Feliciano e que nós vamos perder a eleição, mas a eleição já acabou. Estamos aqui representando a população e somos os escolhidos da população.” Fez seu desabafo, agradeceu pela atenção, um dos interventores do Hospital - Luís Catizane e desejou boa sorte ao Ver. Marcos (Coruja).

 

Vereador Lucas Santos Vicente complementou a fala do Ver. Vagner em relação à necessidade de castração dos animais, como meio de controle de propagação e salientou que a Ong APARC precisa do apoio do município - da saúde pública, pois está passando por dificuldade e comentou que esteve no bingo beneficente, no Clube Esportivo, domingo passado, junto com IDL e sua equipe de gabinete para arrecadar fundos para a ONG. E pediu: se os nossos veterinários não tem esta especialidade ( de castrar animais) que abra um concurso publico ou que faca uma contratação para que dentro do nosso canil, que vai ser inaugurado em breve, haja este trabalho de castração, por meio do município~, conclui.

 

Vereador Marcos Rezende Amaro declarou sua satisfação em ser o novo Líder do Governo, na CM de Congonhas, pois segundo ele, o prefeito Zelinho é homem honesto, de confiança e segundo pela demanda de muitos projetos dos vereadores: “Quero deixar bem claro pra todos vereadores, que meu objetivo de assumir a liderança do Governo, primeiramente, que o prefeito é uma pessoa, que pelo que estou conhecendo - a questão do seu caráter, dedicação, honestidade, isso já me deixa bem confiante em fazer este trabalho e também com objetivo de ajudar. Hoje temos nosso grande companheiro –Nivaldo Dutra, que está fazendo esta ligação do governo com a Câmara. Espero que juntos consigamos atender a demanda dos vereadores da melhor maneira possível...E não estou aqui para defender coisa errada, nem tentar justificar o que não tem justificativa e sim assumindo esta liderança com intuito de ajudar mesmo”.

 

Vereador Nilton Ramalho solicitou ao Prefeito informações sobre o concurso público de assistente social e qual seria a previsão de data para convocação dos que foram aprovados e quando seria a posse dos candidatos, realizada de assistente social.

 

Vereadora Patrícia Fernandes Monteiro solicitou junto ao Prefeito viabilidade de implantação de Programas: de qualidade de vida no trabalho; proteção respiratória; prevenção ao álcool e entorpecentes; de prevenção ao álcool e entorpecentes, de controle médico de saúde ocupacional, de conservação auditiva; gerenciamento ergonômico e viabilização de pleitos apresentados pelos servidores públicos municipais, sobre férias prêmio. Ver. Patrícia parabenizou o Ver. Marcos. Falou sobre a legalidade do cartão alimentação dos vereadores; sobre a necessidade de um acordo e bom senso entre os servidores, o sindicato, Câmara e o Executivo.

 

Vereador Vagner Luíz de Souza parabenizou Ver Igor por seu requerimento em relação ao Hospital Bom Jesus e complementou que é função do vereador fiscalizar e concluiu que se for necessário abrirão CPI para investigar. Solicitou ao Executivo, cópia do decreto de aprovação do condomínio Goiabeiras, para esclarecimento sobre o embargo da obra e qual seria o critério do dono do Goiabeiras, para beneficiar a cidade, como meio de compensação do TAC estabelecido, anteriormente. Solicitou viabilidade do controle de animais nas ruas e campanha de castração dos mesmos e cópias das diárias pagas aos servidores do Executivo e FUMCULT de modo geral. Vereador Vagner falou sobre as discussões entre os servidores públicos e o sindicato; que a câmara nunca deixou de votar projeto para servidor; que os vereadores estão sendo criticados nas redes sociais pelos servidores; que o sindicato nunca procurou a ajuda dos vereadores para discussão dos direitos dos servidores.

 

Fonte: Rita Cordeiro/ Assessoria de Imprensa/CM de Congonhas