BH registra 10ª morte por dengue hemorrágica

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h30, última modificação 26/03/2018 15h30

A Unidade de Reposição Volêmica (URV) que funcionava no Hospital São Francisco desde o dia 12 de fevereiro foi fechada nesta quarta-feira (30), mesmo dia em que a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) confirmou a morte de uma mulher por febre hemorrágica de dengue. A vítima, de 79 anos, era moradora da Região Noroeste, estava internada no Hospital Alberto Cavalcanti e morreu no dia 22 de abril. A confirmação foi divulgada na quarta-feira no balanço semanal da secretaria. A paciente era portadora de doenças crônicas como hipertensão, cardiopatia e doença renal crônica e se tornou a 10ª vítima da dengue na capital mineira.

De acordo com a SMSA, a unidade de reposição foi fechada devido a “significativa queda na demanda de atendimento nas unidades de saúde da capital”. A URV foi criada no dia 12 de fevereiro para atender os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e centros de saúde que necessitam de hidratação venosa. Desde então, já foram atendidos 727 pacientes no local. “A unidade é necessária quando há um volume grande de atendimento. Os casos muito graves já estavam sendo encaminhados para a internação o que continuará acontecendo”, afirmou Lúcia Paixão, gerente de epidemiologia e informação da SMSA. Ela garantiu que, se necessária, a URV poderá voltar a funcionar.

io foi o que registrou o maior número de atendimentos no Hospital São Francisco - 198. Já em junho, os atendimentos caíram 81,31%, chegando a 37 atendimentos na URV.

Em todo o Estado o número de casos de dengue aumentou 2,74% passando de 198.520 notificações - registradas na semana passada - para 203.966 - de acordo com balanço divulgado ontem pela Secretaria do Estado de Saúde (SES).

Os casos de dengue hemorrágica cresceram 10,43% em apenas uma semana, chegando a 127 confirmações. O número de casos de dengue com complicações chegou a 538, um crescimento de 10,92%, em relação ao boletim divulgado no dia 23 de junho.
Belo Horizonte, Contagem e Betim continuam sendo as cidades com o maior número de notificações. A capital registrou 56.147 casos sendo 38.706 confirmados. A região de Venda Nova é a que apresenta o maior número de casos, com 9.639, seguida pelas Regiões Norte (7.220) e Noroeste (6.319).

Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Secretaria de Estado da Saúde registrou 16.207 notificações, e Contagem está em terceiro lugar, com 6.478 casos.

Fonte: Hoje em Dia