Baixa umidade do ar deixa Minas em alerta

por André Candreva publicado 26/03/2018 17h35, última modificação 26/03/2018 17h35

Fonte: Estado de Minas

 

As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar registradas nos últimos dias em Minas Gerias deixam o estado em alerta. Para se ter uma ideia, nesta terça-feira a umidade do ar em Belo Horizonte chegou a 33 % e em outras cidades mineiras já está abaixo dos 30%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o patamar abaixo 30% preocupante. Entre 20% e 30% indica estado de atenção e, de 12% a 20%, estado de alerta. Abaixo de 12% é considerado alerta máximo.



Nesta terça-feira, a temperatura na capital mineira e na Região Metropolitana de BH chegou a 31.2 ºC, a terceira mais alta do ano. Perde apenas para o dia 7 de fevereiro, quando os termômetros marcaram 32ºC e ontem, quando chegou a 31,6ºC. Mas nesta terça-feira a sensação térmica esteve em torno de 34ºC em alguns pontos da cidade. “Não há nuvens no céu e não venta. As folhas das árvores estão praticamente paradas”, afirma o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).



Segundo Souza, o calor é provocado por uma massa de ar quente que atua na região sudeste. No fim de semana, uma frente fria deve chegar no estado e pode provocar chuva. “Pode acontecer pancadas isoladas sem grandes intensidades nas regiões do Triângulo Mineiro e no Sul de Minas”, explica.