Atividades da Semana da Mulher realçaram a força e delicadeza feminina

por ritacordeiro — publicado 20/03/2018 21h20, última modificação 20/06/2018 15h21

Fonte: Secom

Rodas de conversa, tarde de beleza, blitz educativa e seminário fizeram parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que em Congonhas se estende por uma semana. Entre os dias 6 e 12 de março, os profissionais do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM), em parceria com técnicos da Saúde e voluntários desenvolveram ações nos bairros, igrejas evangélicas, católicas e escolas, para conscientizar as mulheres sobre a importância da autovalorização.

Rita Ribeiro de Assis, mais conhecida como Ritinha, é um exemplo de mulher envolvida nas atividades da comunidade. Com 89 anos, a moradora do bairro Alvorada participa dos grupos Renascer da Melhor Idade e Andorinhas do Cras Alvorada. Além disso, atua há mais de 20 anos na Pastoral da Criança. Rita foi assídua nos eventos da Semana da Mulher. “Acho muito importante participar das ações da comunidade. Assim a gente convive com muita gente, o que ajuda na nossa saúde. Além de ser muito importante adquirir conhecimento e lutar pelos nossos direitos”, afirma.

Guardas municipais e policiais militares entregaram rosas às motoristas durante uma blitz educativa na sexta-feira, 6. Na segunda-feira, 9, aconteceu a Tarde da Beleza na Praça JK. Mais de 100 mulheres foram atendidas com aferição de pressão e glicose, corte de cabelo, manicure e limpeza de pele. Na terça e quarta-feira, a diretora de Direitos Humanos Junia Palmiere e outros servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) foram aos bairros Alvorada, Dom Oscar, Pires e Primavera realizar rodas de conversas, em quê as mulheres se informaram sobre a Lei Maria da Penha e os serviços oferecidos pelo CRM. Houve ainda distribuição de material informativo.

“Precisamos estar mais próximos da realidade das mulheres, por isso fomos aos bairros e assim tivemos a oportunidades de criar vínculos e ter um momento mais íntimo com as participantes. É essencial que o público feminino esteja ciente dos seus direitos e saiba a quem recorrer nas adversidades. Este é o papel da rede de proteção à Mulher, formada pelo CRM, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Clínica da Mulher e outras instituições”, explica a diretora.

Seminário

Encerrando as atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher, um seminário, realizado na Câmara Municipal no dia 12, contou com a presença da coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Juiz de Fora, Rosa Faria. Ela tratou do trabalho de referência regional realizado naquela cidade e da importância de o sexo feminino conhecer sua força e direitos. Na oportunidade, a cantora Manu Cândido homenageou as mulheres com as canções Maria Maria, de Milton Nascimento; Você é Linda, de Caetano Veloso; e Mulher Brasileira, de Benito di Paula.

Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Eva Fátima Procópio Oliveira, explica que um dos principais objetivos da realização desta semana comemorativa é a divulgação da existência e do trabalho realizado no CRM.  “É muito importante que as mulheres conheçam a casa e saibam que lá é um local de acolhimento. Temos advogada, psicólogo, assistente social à disposição para aconselhar as mulheres em situação de violência e ajuda-las a encontrar caminhos para resolver seu problema. Oferecemos inclusive cursos de capacitação profissional, as chamadas oficinas. Ficamos muito felizes com a receptividade e participação feminina de todas as idades nos eventos. A semana terminou, mas nosso trabalho acontece todos os dias”, completa Eva.

O CRM fica à rua Antônio Andrade de Freitas, nº 3, no Centro, e funciona de funciona, de segunda à sexta-feira, de 7h as 18h.

Mais informações – (31) 3731-4428