Arte para combater alcoolismo

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h28, última modificação 26/03/2018 21h28

Fonte: O Tempo

 

Uma campanha para combater o alcoolismo pretende romper o estigma de que o alcoólatra é culpado pelo próprio vício e que, portanto, pode se livrar dele sozinho, quando quiser. A iniciativa é da agência J.Walter Thompson que acaba de lançar uma nova comunicação para os Alcoólicos Anônimos (AA). A gente não vai te ajudar, a gente vai se ajudar. é o conceito criado para ilustrar o princípio básico do grupo: quando você ajuda outros a ficarem sóbrios, você também atinge a sobriedade.

 

São seis anúncios com ilustrações assinadas por Andres Sandoval e que poderão ser vistas em publicações impressas e pontos de ônibus. O que queremos é que o alcoólatra perceba que ele não é apenas o paciente dessa história. Ele também é o doutor, capaz de ajudar muitos outros alcoólatras a se manterem sóbrios também. É uma campanha que empodera, em vez de vitimizar ou apontar dedos, conta Mariana Borga, Diretora de Criação da J.Walter Thompson.

 

Para completar a campanha, também foi criado um livro com essa nova abordagem, que será um aliado para a metodologia de tratamento do AA. A publicação vai ser utilizada nas apresentações da entidade em empresas, hospitais e demais instituições de saúde, servindo de orientação para identificação e direcionamento do tratamento do problema. O livro inclui também os tradicionais 12 passos do AA na luta contra o alcoolismo.