Após reforma Igreja Matriz de Congonhas é reaberta

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h54, última modificação 26/03/2018 19h54

Fonte: Secom

Uma multidão acompanhou de olhos atentos a reabertura a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição na noite desta terça-feira, 5, em Congonhas. As trombetas nas torres do templo tocaram à medida que as portas se abriram lentamente, para a entrada dos fiéis.

Fechada para obras que começaram ainda em abril de 2012, a igreja teve uma reforma da estrutura, piso e telhado. A reforma foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à empresa Namisa no valor de R$ 964 mil. Outros R$ 360 mil foram aplicados por meio de campanhas de doações e contribuições dos fiéis. Foi formada uma comissão para administrar o dinheiro depositado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ficou responsável pelo acompanhamento da licitação e prestou apoio logístico.

O promotor de Justiça da comarca de Congonhas, Vinícius Alcântara Galvão relembrou a trajetória das negociações. “Em 2009 ao assumir aos trabalhos à frente do Ministério Público deparei-me com a triste realidade da igreja que estava em um estado deplorável. A partir de um encontro entre o MP, Iphan e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, se assentaram as bases jurídicas que possibilitaram o objetivo”. O promotor também ressaltou o trabalho dos envolvidos na restauração. “Agradeço a todos que tiveram esta tarefa e me sinto honrado de ter de alguma forma, auxiliado para preservar este bem histórico tão valioso. Que tenhamos consciência de preservar para o futuro os registros artísticos de que Congonhas é detentora”, argumentou.

Na restauração e preservação do patrimônio a parceria entre diversos órgãos públicos é fundamental. Como as leis ambientais permitem que a compensação ambiental seja feita em outros estados, o envolvimento entre prefeitura e MP é crucial para reverter os investimentos para a cidade. Como lembrou o prefeito de Congonhas, Zelinho: “Há pouco uma mineradora estava deslocando R$ 3 milhões para Mossoró (RN), mas graças ao empenho do Ministério Público nas pessoas do Dr. Marcos Paulo e do Dr. Vinicius Galvão, que entraram na justiça, os recursos serão aplicados em Congonhas. Isto mostra o interesse e a parceria do Ministério Público com a cidade”, destacou.

Luiz Bento da Silva, integrante do Congado Marujo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, ficou entusiasmado com reforma da igreja e agradeceu à iniciativa do MP. “Para a cidade é um ganho e a gente fica muito feliz pelo Ministério Público preservar tão bem o patrimônio”.

Além da reforma estrutural promovida pelo MP e a Paróquia, a igreja receberá investimentos para restauração de obras sacras e elementos artísticos por meio dos recursos adquiridos pela prefeitura junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas do Governo Federal. A verba de R$ 23,7 milhões será investida, além da matriz, em obras de restauração de vários sítios históricos como a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e a construção do Parque Ecológico da Romaria.