Após anos, Viaduto das Almas chega ao fim

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h18, última modificação 26/03/2018 16h18

Após 53 anos, o Viaduto das Almas, na BR-040, nos limites entre Congonhas e Itabirito (Região Central), será finalmente desativado. Palco de pelo menos 200 mortes, a passagem em curva construída na década de 1950 – e inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubitschek – será substituída na terça-feira (26), definitivamente, por um pontilhão de 460 metros de cumprimento e 21 metros de largura. Uma das pistas já havia sido liberada ao trânsito no dia 12 de setembro, no sentido BH-Rio de Janeiro.

Orçado em R$ 33 milhões, o viaduto substituto, batizado de Márcio Rocha Martins, e uma variante de três quilômetros custaram aos cofres públicos quase o dobro, R$ 60 milhões.

O contrato para execução do empreendimento foi assinado em agosto de 2006. Pelo menos sete datas anunciadas para a inauguração da obra foram anunciadas e descumpridas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Uma falha geológica em uma das extremidades da variante, descoberta meses após o início dos trabalhos, acarretou em mudanças no cronograma – e em um aumento de R$ 19 milhões no custo do empreendimento. O traçado original precisou ser alterado, mediante nova licitação.

Problemas relacionados às chuvas também foram usados como argumento para justificar atrasos. Em abril deste ano, o desabamento de uma encosta contribuiu para atrasar a conclusão da obra.

De acordo com o Dnit, o ministro Paulo Sérgio Passos fará na terça-feira uma visita à obra e acompanhará a liberação total do tráfego. Uma solenidade oficial de inauguração ainda será realizada, mas a data não foi definida. Faltam a conclusão de serviços de drenagem, pintura e a estabilização de um talude.

“A inauguração é um sonho”, resume o presidente da União Brasileira dos Caminhoneiros, José Natan Emídio Neto. Construído ao fim de um longo declive acentuado (sentido Rio-Belo Horizonte), o Viaduto das Almas normalmente era o ponto final de veículos de carga sem freios. “Ali, o caminhoneiro tem que segurar no freio. Se houver falha, a carreta desce embalada”, completa Neto.

Chefe de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Minas, o inspetor Aristides Júnior ressalta o ganho em segurança com a liberação total do trânsito no pontilhão, mas considera exagerada a “fama” atribuída ao antigo Viaduto das Almas. “Neste ano não tivemos acidentes com morte. No ano passado, houve um óbito”, afirma. Porém, reconhece Júnior, exatamente pelo local ser perigoso é que os motoristas redobram a atenção.

Visita a obras na Zona da Mata e no Sul de Minas

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, visita na terça-feira outras duas obras em Minas Gerais. Uma delas é a construção da BR-440, uma rodovia urbana em Juiz de Fora (Zona da Mata), que liga a BR-040 à BR-267. Metade do trecho de 9 quilômetros está pronto. O custo da pavimentação é de R$ 113 milhões.

Na BR-459, estrada que liga Poços de Caldas a Pouso Alegre (Sul de Minas), o ministro acompanha a restauração de um trecho de serra. A obra custa R$ 39,6 milhões.

Fonte: Hoje em Dia