Apesar de problemas com o Enem, UFMG diz que vai manter datas do vestibular

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h21, última modificação 26/03/2018 16h21

Mesmo com a série de problemas com o Enem, que culminou no cancelamento do exame em todo o país, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) não vai mudar o calendário do vestibular. Em nota divulgada nesta terça-feira, a universidade disse que não tomará qualquer providência em relação ao Enem, a não ser aguardar as decisões judiciais e do próprio Ministério da Educação. Dessa maneira, a data do início da segunda etapa do exame de seleção da UFMG continua sendo o dia 23 de janeiro de 2011.

O Ministério da Educação estuda a reaplicação das provas para cerca de dois mil candidatos já nos dias 4 e 5 de dezembro. O resultado do exame será divulgado no dia 15 de janeiro, uma semana antes do início das provas de segunda etapa da UFMG, que, segundo o reitor Clélio Campolina, já estão prontas.

O reitor concedeu entrevista coletiva nesta terça. Na ocasião, Campolina argumentou que a Teoria de Resposta ao Item (TRI), técnica consagrada no mundo inteiro, permite nova aplicação do exame para uma parcela dos candidatos sem comprometer o resultado final. Ele disse acreditar que o Ministério da Educação conseguirá reverter a decisão da juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara da Justiça Federal do Ceará, que determinou a suspensão das provas.

Realizado no último final de semana em todo o país, inclusive no campus Pampulha, o Enem contou com a participação de cerca de 3,9 milhões de alunos. O Exame foi adotado como etapa eliminatória para o vestibular de todas as 59 universidades federais brasileiras. Pela primeira vez, a UFMG recorreu ao Exame como processo seletivo. As notas obtidas pelos candidatos na prova definirão se eles serão ou não classificados para a segunda etapa do vestibular.
 

Fonte: Estaminas