Alunos aproveitam o Dia da Árvore para plantar mudas

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h05, última modificação 26/03/2018 16h05

Alunos de diversas escolas de BH aproveitaram o Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira, para dar exemplo de atitude e amor pela cidade e pela natureza. No Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, eles plantaram 40 mudas de ipês amarelo, roxo e branco em dois parques da cidade. No Bairro Flávio Marques Lisboa, no Barreiro, a comemoração foi saudável, com o plantio de ervas medicinais em embalagens de garrafa PET.

Pela manhã, foram plantadas 30 mudas na Barragem Santa Lúcia e, à tarde, mais 10 no Parque Juscelino Kubitschek, no Bairro Comiteco, ambos na Região Centro-Sul. O ipê foi escolhido por ser uma árvore típica do local e símbolo do cerrado.

O engenheiro agrônomo Álvaro Oliveira, da Fundação de Parques Municipais, disse que a prefeitura indicou as áreas e apresentou às escolas uma lista de árvores que poderiam ser plantadas. "São áreas abertas que tinham necessidade de sombra para atender os visitantes e chamar a fauna, principalmente pássaros à procura de alimentos e abrigo", afirmou.

As mudas foram plantadas com grandes espaços entre elas para não haver formação de mata e não comprometer a segurança de pedestres. As árvores devem estar bem formadas dentro de quatro anos e as primeira florações devem ocorrer em oito.

No Parque das Águas Roberto Burle Marx, no Barreiro, dedicou momentos especiais à data: pela manhã, houve sarau ecológico de poesia, com estudantes da Escola Municipal Sebastião Guilherme. À tarde, palestras, oficinas de plantas medicinais, coordenada pela Fundação de Parques Municipais (FPM).

Fonte: Estaminas