Ações do PAC Cidades Históricas têm sequência em duas igrejas

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h06, última modificação 27/03/2018 06h06

Fonte: Secom / P. M. de Congonhas

 

Depois do início da restauração dos elementos artísticos da Matriz e do Rosário e da requalificação da Alameda, foi publicado pelo IPHAN no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 10, a aprovação do projeto de restauração da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e a autorização para a contratação das obras.

 

A Prefeitura apresentou, na quinta-feira, 6, ao pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Padre Paulo Barbosa (Pe. Paulinho) a empresa Cantaria Conservação e Restauro LTDA, vencedora do processo licitatório para restauração dos elementos artísticos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Estas duas obras fazem parte de um pacote de dez ações de requalificação selecionadas para Congonhas pelo Ministério da Cultura e pelo IPHAN. A primeira dessas ações a entrar em execução foi a da Alameda das Palmeiras no final de julho.

 

Participaram do encontro com o Padre Paulinho na Casa Paroquial e nas duas igrejas o diretor municipal de Patrimônio Histórico, Luciomar Sebastião de Jesus, o secretário de Planejamento, Antônio Odaque da Silva, a equipe técnica empresa e membros das obras sociais. A ordem de serviço das duas requalificações foi dada no dia 30 de julho. A previsão é para que os serviços sejam concluídos na Matriz em 12 meses e na Igreja do Rosário, em oito meses.

Na Igreja da Matriz, serão restaurados o Retábulo Mor, Arco-cruzeiro, Retábulos do Arco-Cruzeiro – Senhor do Passos e Nossa Senhora das Dores, Retábulos Colaterais – Nossa Senhora do Carmo e Santana, Coro.

 

Na Igreja do Rosário, serão restaurados o Retábulo Mor, Cimalha da Capela-Mor, Arco-Cruzeiro, Tarja, Cimalha da Nave, Retábulo Colateral, Púlpito, Forro do Nártex, Pias de Água Benta, Coro, Conjunto sineira e sinos , Pintura Geral.

 

Esta requalificação de monumentos históricos e o entorno deles proporciona, segundo o IPHAN, valorização dos espaços públicos, de referência simbólica, o que confere a estes bens tombados qualidade compatível com a importância do significado deles na vida da cidade.

 

Segundo Padre Paulinho, a Igreja comemora os investimentos de requalificação do Patrimônio Histórico, principalmente nas Igrejas

 

O município sempre quis restaurar essas obras por saber da importância delas, porque representam o início da cidade de Congonhas. O atual governo municipal atualizou o projeto de restauração e elaborou novas planilhas orçamentárias. 

 

Para Padre Paulinho, este é um momento especial. Eu vejo com uma satisfação enorme a restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Congonhas, e a da primeira igreja da cidade, que é a de Nossa Senhora do Rosário. Vai fazer seis anos que chegamos aqui com essa missão: chamar o povo para a igreja e dar sequência ao trabalho de preservação, de reconstituição e também de restauração dos nossos templos, que são muito bonitos e, além da sua arquitetura, da beleza externa cultural, oferecem a comodidade, o espaço adequado para a vivência da fé, para a expressão religiosa do povo de Congonhas. E já estamos próximos de comemorar esta conquista. Quero agradecer todos que estão empenhados nesse grande empreendimento, aos padres que trabalharam antes de mim, ao IPHAN, à Prefeitura de Congonhas, aos artistas, a toda uma comunidade que oferece diariamente sempre seu dízimo, suas ofertas, seus préstimos para que nossos templos sejam um lugar de encontro com Deus, de oração, e que possam ser também um lugar de visitação turística para o encontro com a cultura, com a arte, com aquilo que também é lugar para Deus proferir sua mensagem, diz o pároco da Matriz.

 

Todas as ações do PAC Cidades Históricas foram aprovadas por órgãos competentes e a comunidade

 

Padre Paulinho lembra à população que os projetos de requalificação do Patrimônio Histórico, incluindo as igrejas, passam pelo crivo dos órgãos competentes, como IPHAN, Prefeitura, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e da própria comunidade. Ele lembra que, antes de se chegar à requalificação dos elementos artísticos das igrejas da Matriz e do Rosário, foram realizadas reuniões com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, com a Secretaria Municipal de Planejamento e com a empresa licitada, que já tem no seu currículo serviços prestados à Igreja do Rosário.

 

O pároco faz questão de reiterar também que, anteriormente, a própria Igreja, o Ministério Público e o IPHAN conseguiram recuperar a parte estrutural da Matriz, que estava bastante prejudicada pelas intempéries do tempo. Foi feita muita coisa bonita na Matriz, como a pintura, a recuperação do forro, uma primeira higienização dos altares, os aspectos artísticos, a entrega novamente dos anjos que ficam acima do arco do cruzeiro, uma restauração encabeçada pela própria Matriz. O chão também foi recuperado conforme o original do século 18, nova sonorização, que também dá condição de melhor comunicação aos fiéis, além da passarela externa e de outros elementos. No momento também, a própria paróquia está fazendo seu sistema de preservação, combate a incêndio e a pânico, e também alarme, dando segurança à Matriz. Tudo isso com a participação do povo, que arrecadou uma grande quantia de dinheiro, que deu condição de fazer novos bancos. A própria igreja do Rosário estava em situação difícil. A paróquia deu, até o momento, toda uma conservação, na pintura, reconstituição do forro, do telhado.

 

A gente pede à população que tenha tranquilidade, paciência, e que se contente também com esse restauro para que ele aconteça da melhor maneira, para o bem de Congonhas, para o valor e para o nosso templo, completa Padre Paulinho.

 

Próximas ações

 

Está em fase final o processo licitatório para a construção do parque urbano ao lado da Romaria. Estão previstas ainda a restauração da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, tendo sido publicado pelo IPHAN no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 10, a aprovação do projeto e a autorização para contratação das obras; requalificação do adro da Basílica (que será executada diretamente pelo IPHAN); restauração e requalificação do Centro Cultural da Romaria, que contempla a construção de um novo teatro; restauração do Cine Teatro Leon; restauração do Museu da Imagem e Memória; restauração da antiga Câmara Municipal, onde irá funcionar a Biblioteca Pública. Todas estas ações, que totalizam um valor em torno de R$ 25 milhões, estão sendo desenvolvidas por uma equipe de trabalho do Governo Municipal, que vem atuando desde 2013.