Aberta temporada dos vestibulares em Minas

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h08, última modificação 26/03/2018 16h08

Os candidatos a uma vaga nas universidades e centros universitários privados já podem dar o primeiro passo rumo à formação superior. A maioria das instituições sediadas em Belo Horizonte abriu as inscrições para os vestibulares nos respectivos sites, trazendo novidades na oferta de cursos de graduação. Para se garantir no processo seletivo, os estudantes desembolsarão, em média, R$ 50, e também terão a opção de concorrer a um lugar nos campi com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na PUC Minas, as inscrições seguem até o próximo dia 18. Os testes serão aplicados em 14 de novembro na capital e Região Metropolitana. Uma semana depois, dia 20, as unidades do interior os realizam. A instituição reservou 15% das 8.550 vagas disponíveis a estudantes que pretendem utilizar as notas do Enem de 2007, 2008 ou 2009. Tais interessados estão aptos a participar de ambas as modalidades de seleção, ou seja, prestar as provas e se valer do exame nacional. Os cursos de Engenharia Química e Metalúrgica começam a ser oferecidos neste vestibular.

A Universidade Fumec segue o mesmo modelo de admissão da PUC Minas. A diferença é que 20% das vagas vão se direcionar aos candidatos que optarem pelo Enem. As provas acontecem no dia 13 de novembro, dois dias depois do fim do prazo para se pleitear uma vaga. Elas abrangerão conhecimentos de disciplinas básicas, como Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, entre outras.

O vestibular unificado da Uni-BH, UNA e Faculdade UNA de Contagem inovou ao prover a possibilidade de inscrição pelo site de relacionamento “Facebook”. E os candidatos que acessarem o recurso economizarão R$ 40 e vão pagar apenas R$ 10 pelo processo, que termina dia 22 de outubro. Em caso da escolha pelo sistema do Enem, o candidato não precisará fazer os testes e o critério de pontuação será proporcional ao peso das graduações.

O Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e o Centro Universitário Newton Paiva também esperam por seus futuros calouros. Os Ibmec conta com os cursos de Administração, Relações Internacionais e Economia. As inscrições se encerram no dia 11 de novembro. Na Newton Paiva, 36 graduações e cursos tecnológicos, distribuídos nos campi Buritis, Carlos Luz e Silva Lobo, integram o leque opções. Neste ano, a instituição investiu nos cursos de Produção Audiovisual e Produção Multimídia. Até 23 de outubro, um dia antes do vestibular, as inscrições se mantêm abertas.

E se a UFMG e a UEMG não recebem mais candidatos, ainda é possível concorrer ao Curso de Administração Pública, da Fundação João Pinheiro. São 80 vagas e na sexta-feira, 15, finaliza o prazo para inscrições.

Fonte: Hoje em Dia