2° Câmara Cidadã

por ritacordeiro — publicado 02/07/2018 18h15, última modificação 21/03/2023 10h07
PIRES - A COMUNIDADE QUE MAIS ANSEIA POR UMA PASSARELA
2° Câmara Cidadã

Sessão Legislativa no Pires/Congonhas

Aconteceu a Câmara Cidadã, na E. M. Odorico Martinho da Silva, no Pires, dia 28 de junho, de 2018, onde as comunidades do Campo das Flores, Campos Altos e Mineirinha também participaram e fizeram várias solicitações pertinentes as respectivas comunidades.

Instituída através da Resolução n° 380/2015, a Sessão Comunitária e/ou Itinerante, extensão da Câmara Municipal de Congonhas têm como objetivo a aplicação de benfeitorias, nas áreas de meio ambiente, educação, saúde e infraestrutura, bem como formulação de políticas públicas ao cidadão, como beneficiário direto de leis e ações do Município.

Esta Sessão desloca-se para diversos bairros e/ou distritos, para buscar de perto as reivindicações locais, onde os representantes do Legislativo participam diretamente; além da sociedade; representantes do Executivo e empresas correlacionadas. As solicitações geradas nestas reuniões serão encaminhadas de forma documental ao Executivo e será aplicada desde que em condições para tal, às ações de melhorias para a comunidade, dentro das fiscalizações constantes e legítimas dos Vereadores - elo direto entre a sociedade e Chefe de Governo.

Compuseram a mesa do diálogo: os Vereadores - Presidente da CMC - Dr. Adivar Geraldo Barbosa; Vice-Presidente - Cida Penido e Vagner Luiz de Souza. Convidados do Executivo: José Lúcio de Castro - Secretário Municipal de Esporte e Lazer; Sidmei Andrade - Secretário Adjunto de Obras, Jose Vicente Santana - Secretário Adjunto da Gestão Urbana; Joel José de Souza- encarregado da COPASA e Camila Rates - Coordenadora da UAPS (Unidade de Atenção Primária a Saúde).

Das comunidades participaram: Juliana Prestes - Presidente da Associação do Pires; Wallace Mendes- Presidente da Associação do Mineirinha e Campo das Flores; Eleston Luiz; Hélio Cruz; Rosana Gomes; Mariana Helena de Morais; Maria Luzia Martins; Cristiane Martins de Oliveira; Elionemai Máximo; Clara Eunice Gomes e Soraia Lopes.

As reivindicações foram: Do Pires: algumas ruas estão sem iluminação; segurança - o posto de saúde está sem vigia; campo de futebol está abandonado precisando de manutenção e estrutura adequada; nas paradas de ônibus não existem estruturas adequadas, como falta de assento, em algumas delas. Do Campos Altos: pavimentação e iluminação pública. Do Campo das Flores: iluminação pública. Do Mineirinha: Iluminação e pavimentação pública, Posto de Saúde e infraestrutura.

No geral pediram melhorias estruturais nos bairros como: internet; rede de esgoto; rede pluvial e iluminação pública, principalmente nas Ruas - André Bonifácio, n° 110 e José Bernardo, no Pires; construção de meio fio na Rua Anastácio Dantas; redutor de velocidade; Caminhão pipa quando necessário; profissionais especializados principalmente, em pediatria; mais medicamentos para vários tipos de enfermidades, no Posto de Saúde; casas adequadas prometidas, que não foram feitas, pelo programa “Mãos Solidárias”, como da Dna. Judite; escovódromos nas escolas; menos espera para consultas médicas (não conseguem dar continuidade ao tratamento pela demora de atendimentos agendados); correio que funcione (o correio não faz entregas por causa de contrato mal elaborado); academia ao ar livre; capina; mais campos de futebol estruturados; revitalização da pracinha, do Pires; fechamento da quadra (problemas de perdas de bolas e mais conforto para as crianças em dias de chuva); mais segurança nas escolas, que estão desestruturadas e no posto de saúde e o que foi roubado, a reposição desses materiais; retorno para carretas; corte de eucaliptos; solução para amenizar o excesso de poeira, que compromete a saúde dos moradores, pelo fato de estarem tão perto das mineradoras e uma passarela urgente, pois já perderam vários parentes e amigos, na travessia da BR040.

O Secretário de Esportes e Lazer - José Lucio de Castro foi bastante elogiado na reunião, principalmente em relação ao esporte oferecido para as crianças e adolescentes. Segundo o secretário se comprometeu em fazer as melhorias solicitadas como: mais objetos/ materiais e projetos educacionais; pedirá pra cortar grama e outros serviços, além de acompanhar as carências das comunidades, mantendo-se atento ainda mais. O Joel da COPASA já ficou com o pessoal, depois da reunião conversando e buscando soluções. Sidmei e José Vicente prometeram revisar e encaminhar as reivindicações à prefeitura.

Os vereadores fizeram suas considerações e ao final o presidente da CMC se viu no dever de alertar os presentes de que precisam continuar acreditando na política e que é necessário votar em candidatos honestos e comprometidos com a sociedade. “Não adianta xingar o político, tem que cobrar dele, porque só vamos resolver o problema desse país, com políticos honestos e nas eleições temos que votar, para não dar margem para que os maus políticos permaneçam no poder. Não deixem de acreditar. ”

Foi aprovado, hoje, Requerimento de nº 750 feito pelos: Presidente Adivar, Ver.Vagner e Vice - Presidente Cida Penido solicitando ao Executivo, respostas as solicitações feitas pelos moradores das comunidades do Pires, Campos Altos, Campo das Flores e Mineirinha;

Fonte: Rita Cordeiro/ Assessoria de Imprensa/CMC