28º Congresso Mineiro de Municípios reúne grande público

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h48, última modificação 26/03/2018 16h48

Nos dias 3,4 e 5 de maio  foi realizado o 28° Congresso Mineiro de Municípios em Belo Horizonte com o tema “Comunicação: Ferramenta de Gestão Municipal”. O evento reuniu prefeitos de diversos municípios, representantes das administrações públicas além do público em geral.

A primeira palestra foi ministrada pelo economista Gil Castello Branco que tratou sobre a questão da transparência e governança e a importância de comunicar bem as ações governamentais como meio de interagir com o cidadão. Na oportunidade, o economista explicou que a melhor arma para provar a transparência de um governo é a comunicação, e que ela se tornou uma ferramenta muito eficaz nos últimos anos. Também lembrou da nova lei complementar n°131/2009 que garante a transparência dos governos, pois todas as cidades que possuem mais de 50 mil habitantes devem prestar contas a população por meio da Internet. Só em Minas, são cerca de 40 municípios que devem aderir a nova lei.

Em outro momento, a palestra com o tema de Comunicação pessoal e liderança oferecida pela radialista e locutora Beth Seixas lembrou da necessidade de se comunicar e liderar de forma eficaz. Ela lembrou que é importante que hoje em dia as pessoas sejam multifuncionais – exerçam diversas funções-, além de cada vez mais lerem e se informarem sobre o que acontece diariamente. Para reafirmar o tema de sua palestra, Beth Seixas ressaltou que a postura da fala está em todos os momentos da vida e que a segurança ao se tratar de um tema proposto é benéfico para a vida pessoal e profissional. “É importante saber se colocar, posicionar e acima de tudo ser um bom intérprete”, disse Beth.

Para finalizar com chave de ouro o Jornalista e apresentador do Profissão Repórter da Rede Globo, Caco Barcellos ministrou a palestra “Liberdade de imprensa: Ética na comunicação, limites e responsabilidade da imprensa”. O Jornalista lembrou que coincidentemente dia 4 de abril comemora-se o dia da liberdade de imprensa e aproveitou para dizer que é fundamental que os profissionais da comunicação procurem o caminho do Jornalismo sério que tem que se passar pelas práticas de um trabalho de investigação científica e técnica para evitar danos as pessoas envolvidas. “A apuração tem que ser séria, contundente, sem deixar dúvida, além de ouvir sempre os dois lados da história”, assegurou Caco.