“Tudo É Jazz” leva maratona de atrações a Ouro Preto

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h56, última modificação 26/03/2018 15h56

Os fãs do bom e velho jazz e das fusões mais contemporâneas do gênero têm encontro obrigatório a partir desta quinta-feira (16) em Ouro Preto, com a abertura da edição 2010 do festival “Tudo É Jazz”. Depois de homenagens a Billie Holiday (1915-1959) em 2009, este ano o evento programou um tributo a outro pioneiro do gênero, o norte-americano Louis Armstrong (1901- 1971), e aos 300 anos da fundação de Vila Rica.

Até domingo (19), a cidade será palco de 15 grandes shows e mais de 20 atrações locais – contando ainda com a “cidade do jazz”, uma estrutura planejada para receber o público que contará com uma tenda climatizada.

Na abertura do evento, à noite, as atrações começam com show de Gilvan de Oliveira e convidados, às 19 horas, no Teatro Ouro Preto, no Parque Metalúrgico – mesmo palco em que se apresentam Eldar Djangirov Trio com Joshua Redman (às 20 horas), Linda Oh Trio (às 22 horas) e o veterano Freddy Cole (24 horas).

Na sexta-feira (16), as principais atrações programadas são Donald Harrison Jr., Rabo de Largartixa, Maurício Tizumba, 3 Cohens Sextet, Regina Carter, Antonio Sanchez Quar e Miguel Zenón. A programação, que terá encerramento no domingo, com a Russo Jazz Band, segue recheada de atrações no sábado (17), com abertura de Marina Machado e convidados e três veteranos do primeiro time: Nnenna Freelon, Jon Hendricks e Jon Faddis.

Esta 9ª edição do “Tudo É Jazz” também programou eventos paralelos, como uma mostra de artes plásticas no Salão de Exposições da Casa dos Contos e uma homenagem especial ao jornalista do HOJE EM DIA Alécio Cunha, morto em novembro de 2009 aos 40 anos. De acordo com Maria Alice Martins, produtora e coordenadora do evento, a homenagem é um reconhecimento pelo empenho do jornalista desde 2002, quando o festival teve início.

“Desde a primeira edição do festival ele foi um dos nossos grandes colaboradores e entusiastas, com reportagens e sugestões muito pertinentes. Nossa homenagem será batizar a sala de imprensa do festival com o nome Alécio Cunha e realizar uma exposição com uma seleção de seus textos de cobertura do ‘Tudo É Jazz’ desde o anúncio da programação da primeira edição”, anuncia Maria Alice.

Já a mostra coletiva “Os Onze – Futebol e Arte – África 2010 x Brasil 2014” reúne obras de artistas importantes de estilos diversos, entre eles Antonio H. Cabral, Antonio Peticov, Cláudio Tozzi, Gregorio Gruber, Ivald Granato, José R. Aguilar, José Zaragoza, Luiz Áquila, Luiz Baravelli, Tomoshige Kusuno, Zelio Alves Pinto e Rubens Gerchman (in memorian), todos expoentes brasileiros nas artes plásticas, mestres em todas as escolas e técnicas, com carreiras artísticas de muitas décadas e que ajudaram a fomentar a arte contemporânea no Brasil.

Além dos originais de “Os Onze - Futebol e Arte - África 2010 x Brasil 2014”, o público terá a oportunidade de contemplar réplicas da mostra “Os Onze – Futebol e Arte, a Copa da Alemanha 2006”, que serão doadas à Fundação de Arte de Ouro Preto e à prefeitura da cidade. A programação completa do evento está no site “tudoejazz.com.br”.

Fonte: Hoje em Dia