1º Legislatura - 08/12/1947 à 30/01/1951
Vereadores
- Antônio de Freitas Sobrinho
- Aprígio Gaspar de Moura
- Aristides Francisco Junqueira
- José Gonçalves de Faria
- José Gonçalves de Matos
- José Manso Calazans
- Mezofante Pinheiro
- Lavínio Themóteo da Silva
- Paulo Cardoso Osório
Mesa diretora
1947/1948
Presidente: Lavínio Themóteo da Silva
Vice-Pres..: José Gonçalves de Matos
Secretário.: José Manso Calazans
1949
Presidente: José Gonçalves Faria
Vice-Pres..: Antônio de Freitas Sobrinho
Secretário.: Lavínio Themóteo da Silva
1950
Presidente: José Gonçalves Faria
Vice-Pres..: Antônio de Freitas Sobrinho
Secretário.: José Gonçalves de Mattos
Notas:
- 8 de dezembro de 1947, data da posse dos vereadores eleitos em 23 de novembro de 1947, pelo Juiz de Direito Dr. Orestes Gonçalves de Carvalho e instalação da primeira Câmara Municipal, no prédio da Prefeitura. Ausente Lamartine de Freitas/PSD, que apresentou ofício renunciando ao cargo, assumindo seu suplente Mezofante Pinheiro.
- Estiveram presentes membros de Comissão Representativa de Conselheiro Lafaiete, Vereadores João Nogueira de Resende e Braudimonte de Souza Vale, que solicitaram permissão para lembrar (homenagear) um dos inconfidentes da Conjuração Mineira de 1792 – José Pereira Ribeiro Filho – cidadão de Congonhas, sugerindo fosse dado seu nome ao Salão Nobre da Prefeitura.
- Eram três as Comissões Temáticas Permanentes: Comissão de Obras Públicas, Viação e Agricultura. Comissão de Finanças, Justiça e Legislação e Comissão de Educação e Saúde, compostas por três Vereadores.
- Em 28/02/1948 o Vereador José Manso Calazans licenciou-se por seis meses sendo empossado o suplente João Coelho Neto.
- José Manso Calazans renunciou ao mandato em 16/02/1949. João Coelho Neto, seu suplente, foi empossado e cumpriu o mandato até o final da legislatura.
- Também em 28/04/1949 renunciou Aprígio Gaspar de Moura. O suplente Augusto da Silva Resende foi empossado em seu lugar.
- Em seus primeiros anos de atividades, as reuniões da Câmara Municipal eram realizadas no prédio da Prefeitura Municipal.