Rio Maranhão

por André Candreva publicado 15/03/2018 15h30, última modificação 29/05/2018 09h45

Quando os primeiros Bandeirantes e aventureiros que para cá vieram em busca de ouro no final do século XVII, ao atingirem as margens do rio, o mesmo foi batizado inicialmente com o nome "Rio das Congonhas" conforme consta no mapa da Capitania da Comarca de Villa Rica de 1778, assinado por José Joaquim da Rocha, cartógrafo responsável pelo mapeamento da região das minas de ouro no século XVIII.

Atualmente este mesmo rio é denominado 'Maranhão' e tem origem no rio Bananeiras cuja nascente fica a 1.060m de altitude na serra do Espinhaço, em Conselheiro Lafaiete/MG. O rio Bananeiras mantém este nome até receber pela direita o ribeirão Soledade na localidade conhecida como "Congonhas Acima".

Desse ponto adiante é que passa a se chamar “rio Maranhão”. O rio Maranhão recebe como afluentes a sua direita, os ribeirões 'Macaquinhos' e 'Goiabeiras' além do rio Santo Antônio, que nele deságua no bairro Praia em Congonhas. Bananeiras e Maranhão formam um só rio e seu deságue acontece no Rio Paraopeba na divisa de Congonhas com o município de Jeceaba/MG.

Origem do nome Rio Maranhão

Dom Frei Manuel Ferreira Freire da Cruz, natural de Lousada em Portugal, era bispo da diocese de São Luís no estado do Maranhão entre os anos de 1739 e 1747 quando foi nomeado primeiro bispo da Diocese de Mariana - MG, a qual Congonhas pertence. Sua viagem até Minas Gerais para assumir a prelazia durou um ano e três meses, de barco, a cavalo e a pé, perfazendo quatro mil quilômetros.

Seu bispado em Mariana foi entre os anos de 1748 a 1764 e ao visitar o então arraial de Congonhas do Campo pela primeira vez, colocaram o nome no rio de “Rio Maranhão” em sua homenagem, reverenciando assim o Estado onde exerceu seu bispado antes de se transferir para Minas Gerais.